CARTILHA DE REDAÇÃO
“A palavra falada é um fenômeno natural; a palavra escrita é um fenômeno cultural.”
(Fernando Pessoa)

      Podemos considerar como válidas as palavras de Pessoa, apesar de a fala ser também um fenômeno social, pois aprendemos a falar porque estamos inseridos num grupo social. Afinal, ninguém nos “ensinou” a falar português, mas tivemos de estudar para aprender a escrever.
      Esta pequena Cartilha de Redação não tem a pretensão de ensiná-los a escrever, mas auxiliá-los a redigir com segurança nos quesitos que impõem as bancas examinadoras dos principais concursos vestibulares do país.
      Também pretendemos, com este trabalho, orientá-los sobre a forma como deverão ler e entender as intervenções e correções de suas redações, bem como saber de que modo devem proceder após o recebimento de seus textos corrigidos.
      Esperamos que, dessa forma, você apresente melhor desempenho em habilidade redatora. Bom trabalho.

Grupo Vertex LTDA / Redação Corrigida


Esclarecendo dúvidas pontuais

1.1 – O título

 O título deve ser centralizado, contendo poucas palavras, preferencialmente, frases nominais que antecipem a tese.
 Tenha a certeza de que seu título será esclarecido no corpo do texto.
 Somente a primeira palavra do título deve ser grafada com letra maiúscula, salvo os nomes próprios.
 Apesar de pouco usual, seu título pode ser uma pergunta ou até mesmo conter um verbo, desde que seja absolutamente necessário para o entendimento da composição.
 Evite pular linha entre o título e o início do texto.

1.2 – A letra

 Escreva com letra legível, pois os avaliadores não têm tempo para decifrar seu texto.
 A letra pode ser cursiva ou de forma. A única banca que NÃO ACEITA letra de forma é a da Marinha.
 Se redigir com letra de forma, diferencie bem as letras maiúsculas das minúsculas.

1.3 – O uso de pessoas gramaticais

 Cuidado para não misturar pessoas gramaticais no texto. Se decidir usar a terceira pessoa, proceda assim o texto todo. Caso opte pela primeira pessoa do plural, mantenha também essa escolha.
 A opção pelo ponto de vista adotado no texto, pelo aluno, dependerá da proposta de escrita que se apresente na prova.
 Se a proposta sugere uma visão objetiva do tema, é mais adequado que se opte pela terceira pessoa (“As autoridades...”), pela indeterminação do sujeito (“Permitiram que...”), pela voz passiva sem referência ao agente (“Diz-se que...”, “Tudo foi planejado...”) – afastando a responsabilidade do que se diz do autor do texto –, ou pela primeira pessoa do plural (“Acreditamos que...”) – dividindo-se a responsabilidade do que se diz com a coletividade, como se o dito representasse o pensamento da maioria).


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