Indução Eletromagnética

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA

Desde 1820 quando Oersted descobriu que quando uma corrente elétrica percorria um condutor gerando em torno deste um campo magnético, que uma pergunta surgiu, seria possível que o campo magnético induzisse em um condutor uma corrente elétrica?A resposta veio em 1831,quando Michael Faraday na Inglaterra descobriu ser possível tal fenômeno.Estava descoberto o princípio da indução magnética, pelo qual uma variação do campo magnético produz um campo elétrico, induzindo corrente elétrica em materiais condutores. Isso é possível através do surgimento de uma força eletromotriz (fem) induzida.

A experiência de Faraday

Foi enrolando dois fios em lados opostos de um anel metálico, com um dos fios ligado a uma bateria e outro a um medidor de corrente, que Faraday demonstrou que a variação de um campo magnético gera corrente elétrica. O desenho abaixo mostra o esquema da experiência de Faraday
vale salientar que a experiência acima foi tentada por outros antes de Faraday, sem sucesso. Observe que do lado direito da figura, temos um fio enrolado em um núcleo de ferro e seus terminais ligados a um gerador..a ideia era que quando o gerador fosse acionado, e consequentemente uma corrente o percorresse, a sua volta surgiria um campo magnético que seria intensificado pelo núcleo de Ferro.Este campo então deveria ser capaz de induzir no enrolamento da esquerda uma corrente elétrica.O problema era que por mais intensa a corrente no enrolamento da direita, o amperímetro na esquerda não acusava nada.O que Faraday observou e os outros não, era que quando o gerador era acionado ou desligado variando a corrente de um valor zero a um valor i, ou de um valor i a zero ,surgia por um breve momento uma corrente que era acusada no amperímetro.ora, podiasse então perceber, que a variação da corrente durante estes momentos , faziam com que o campo magnético variasse , e Faraday concluiu que era essa variação do campo magnético que causava o fenômeno da indução magnética
Aprofundando seus estudos neste fenômeno, ele também descobriu que ao movimentar um ímã, para dentro e para fora de uma bobina, a variação do campo magnético criada por este movimento, resultava em circulação de corrente elétrica nos fios da bobina.

O movimento do íman através do núcleo da bobina induz corrente elétrica nos fios.

Essa descoberta permitiu o início da formulação da teoria eletromagnética de James Clerk Maxwell. As formulações matemáticas de Maxwell comprovaram teoricamente a existência das ondas eletromagnéticas, 23 anos antes de serem comprovadas na prática.
Faraday na realidade percebeu que ao movimentar um ímã, para dentro e para fora de uma bobina, a variação do campo magnético criada por este movimento, resultava em circulação de corrente elétrica nos fios da bobina. A primeira aplicação prática deste princípio foi realizada em 1832 por Nicolas Constant Pixii que construiu o primeiro gerador de indução (um grande íman em forma de ferradura roda em torno de um eixo e induz um fluxo magnético variável em duas bobines fixas).
"O desenvolvimento deste aparelho conduziu, em 1867, a um dos feitos altos da história tecnológica belga: a invenção do dínamo por Zénobe Gramme ".
E foi usando a eletricidade que, em 1837, Samuel Morse criou o telégrafo, marcando a entrada da humanidade na era das telecomunicações, permitindo ao homem envio de mensagens a longas distâncias, quase que instantaneamente. A invenção de Samuel Morse permitia o envio apenas de sinais elétricos pulsados.
A transmissão da voz necessitaria de um dispositivo mais complexo, só desenvolvido anos mais tarde. A implantação da primeira linha telegráfica ocorreu em maio de 1844, nos Estados Unidos, interligando Baltimore e Washington. A mensagem inaugural dizia: " Vede as maravilhas que Deus realiza ". No Brasil, a primeira linha telegráfica seria implantada oito anos mais tarde.
Hoje, as leis do eletromagnetismo fundamentam boa parte da nossa tecnologia mecânica e eletroeletrônica. Os campos magnéticos e suas interações elétricas fazem funcionar desde um secador de cabelos até os complexos sistemas de telecomunicações, desde os poderosos geradores elétricos das usinas nucleares até os minúsculos componentes utilizados nos circuitos eletrônicos.

Analisando as experiências anteriores, Faraday verificou que somente temos fem induzida num quadro ou numa espira, imersa num campo magnético, se ocorrer variação do número de linhas de indução que atravessam a superfície do quadro ou da espira.A grandeza escalar que mede o número de linhas de indução que atravessam a área A de uma espira imersa num campo magnético de indução B é chamada de fluxo magnético.
O fluxo magnético depende:

1) Da intensidade do campo magnético



0 comentários :